Recicle e Viva Eletrônicos
Apresentação
            Garantir que haja recursos naturais suficientes para a manutenção da vida humana na Terra, tal qual a conhecemos, é, sem dúvida, o maior desafio deste século. Em consequência e em nome de um progresso irresponsável, que considerava o ser humano dissociado de seu ecossistema, ou mesmo como câncer a ser dele extirpado, acordamos (e parece que ainda muito sonolentos) para a obrigação de preservar o que ainda nos resta e recuperar o que da Natureza foi vilipendiado.
Algumas informações que parecem passar despercebida, mais é um fato e precisamos repassar.
O que é lixo eletrônico, onde jogar (reciclagem).
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Exemplos de lixo eletrônico:
·        Monitores de Computadores
·        Telefones Celulares e baterias
·        Computadores
·        Televisores
·        Câmeras Fotográficas
·        Impressoras. 
·        Entre outros periféricos

Problemas causados pelo descarte inadequado: 

Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água. - Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. - Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo. 



         Onde Jogar? Descarte correto: 

         Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem. - Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente. - Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam. 


Lembre-se: - O primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas. O lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos matérias recicláveis (papel, plástico, metal). 


Você sabia? 


Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. - Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. - A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras. 

(Fonte: Pnuma - Programa da ONU para o Meio Ambiente).

O Projeto
 Para o primeiro objetivo – talvez o mais nobre – tem-se investido na educação e conscientização para o consumo responsável de equipamentos eletroeletrônicos, de informática e correlatos:
1.       Evitar que o computador, o celular, o aparelho de DVD, pilhas, baterias e tantos outros equipamentos, fabricados aos milhões, sejam descartados e simplesmente jogados no lixo comum.
2.      Fazer com que esses equipamentos se tornem úteis, de alguma forma, para a sociedade, como profissionalizar jovens carentes nos centros comunitários, fazendo cursos de eletrônica, montagem e manutenção de computadores, etc.
3.      Remodelar o comportamento do ser humano, redefinindo o que é realmente essencial para sua sobrevivência, poupando dessa maneira nossos recursos naturais.
            Isso não significaria impacto ambiental zero, porque, mesmo consumindo de maneira responsável, nós continuaremos precisando transformar os materiais naturais para garantirmos a manutenção da nossa espécie. Para minimizar os riscos e impactos da ação humana e recuperar grande parte do que já foi consumido, podemos contar com a reciclagem de materiais.
             Dessa maneira, enquanto ser humano, senti a necessidade de desenvolver essas responsabilidades na região onde vivo. Comecei centrando meus esforços na implantação de uma coleta seletiva, primeiro passo para a reciclagem dentro de minha própria empresa.
            Devo admitir que, a princípio, não tinha clara noção da dimensão do trabalho que no momento assumia.        
Hoje, começando a divulgar esse trabalho de conscientização pelos meios de comunicação, e já com alguns resultados em mãos, depois de cinco anos eu me sinto mais à vontade para discutir erros e acertos, dentro do objetivo do Projeto, que é difundir e incentivar a prática da reciclagem.
             Embora não possa haver uma receita universal para a implantação de um programa de reciclagem, pois seu formato varia de acordo com as características de cada comunidade, espero que este relato seja útil a você, professor, coordenador ou líder comunitário que deseja implantar a coleta seletiva como instrumento de educação e ação ambiental, tornando seu caminho menos tortuoso.
   O Projeto Recicle e Viva está iniciado e vem reunir ações isoladas da TEC INFO - Consultoria e Soluções, em torno da reciclagem. No entanto, ao longo dessa jornada espero tornar-se muito maior, pois:
1.    Estimular a iniciativa da sociedade na conscientização de uma Comissão de Reciclagem;

2.    Valorizar e difundir a educação no desuso de pilhas, baterias, criar centro de coleta;

3.    Promover atitudes ambiental e socialmente corretas, entregando seus equipamentos sem uso no centro de lixo eletrônico;

            Espero que essa iniciativa seja aprovada e reconhecida oficialmente pelos órgãos públicos municipais e estaduais.
            Para que o Projeto se consolide, a despeito dos muitos problemas que surgem no início da, acreditamos que o processo de reeducação seja lento e envolva mudança de hábitos muito arraigados, uma luta constante do projeto Recicle e Viva.
    Alguns tópicos do projeto passará certamente por:
      promoção a participação e envolvimento da comunidade escolar;
      fomento à oportunidade de extensão do ensino tradicional;
      expansão do Programa e seus benefícios para toda a comunidade do entorno, em especial à população carente;
      consolidação do Projeto como um Programa de Reciclagem permanente e autossustentável na região.
Desta maneira, acreditamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da geração atual e futura.
         Por oportuno, nos colocamos à disposição para troca de experiências, materiais, consultorias, apoio e palestras em Escola ou Empresa, gratuitamente, no intuito de multiplicar o Projeto basta mandar-nos um e-mail para mrfrgmentos@gmail.com

 Plano de ação:

·        Criação de softwares ou hipertextos com atividades lúdicas de educação e conscientização.
·        Criação de campanhas divulgação e conscientização (diversas mídias):
·        Informação do andamento dos trabalhos.
·        Quais materiais podem ser reciclados e como prepará-los.
·        Formar e integrar equipes de coletas.  
·        Implantação de coleta seletiva na cidade:
·        Lixeiras segregadas nas instituições.
·        Destinação de local para armazenagem.
·        Cadastramento de compradores (estudo econômico) e destinação final.
·        Periodicidade da coleta.
Descarte de produtos – Atendimento Residencial


A Recicle e Viva oferece uma solução sustentável e pratica para o descarte de produtos como: computador, impressora e produtos relacionados a informática  entre outros tipos de materiais.
Pensando em oferecer uma maior comodidade aos nossos clientes, a Recicle e Viva recolhe os produtos em sua residência com data e período agendados. 
Logo após a coleta seletiva, é feita uma separação por tipo de material e cada um é enviado para a reciclagem ou para uma destinação correta.
 O que coletamos na Residência

·        Coleta de Aparelhos Portáteis como celular, filmadora, câmera fotográfica, tablet etc.
·        Coleta de equipamentos de informática como notebook, computadores, impressora, cartuchos, periféricos e demais eletrônicos;
·        Coleta de aparelhos eletrônicos como TV, DVD, vídeo game, rádio, aparelho de som e demais itens;
·        Coleta de Pilhas e Baterias;

Descarte de Resíduos para Empresas

Sancionada em 2 de agosto de 2010, a nova lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos fez com que as questões ambientais e de responsabilidade social estejam cada dia mais presentes nos planos de negócios, produtos e serviços das corporações.
Pensando em como isso impacta a sua empresa e em como atender os requisitos da nova lei, a Recicle e Viva desenvolveu diversos serviços e soluções que vão desde a coleta e segregação, até a destinação de resíduos de forma correta, diminuindo o impacto ao meio ambiente.



Comentários

Postagens mais visitadas